Pular para o conteúdo principal

Isso é Flamengo!



Eu sou Flamengo, mas sou mesmo, acredito que desde o útero da minha mãe. Sério! Não me recordo “muito bem”, mas acho que já gritava “Mengoooooooo” dentro da placenta. Doente mesmo, daqueles que quando a mãe colocava o sinto de segurança chutava o útero como forma de repúdio e ouvia ela inocente dizer: “Vai ser jogador de futebol!”. Mal sabia ela que o chute era repúdio a faixa que lembra o rival. Doentio mesmo, daqueles que nem come bacalhau porque lembra o Vasco também. Brincadeiras a parte, eu sou Flamengo mesmo. Desde quando não sei, mas tenho a sensação de que nasci com essa “doença”. Sou daqueles “roxos rubro-negros”, se é que isso existe. Daqueles que debate, fala mal pra caramba do juiz. Que já chutou latão de lixo e quebrou o pé. Do estilo sofredor, apaixonado, que vai ao Maracanã, que tem camisa, short, meia, chaveiro e até RG do Mengão. Enfim, sou Flamengo de coração, daqueles que viu Zico, Bebeto, Romário, Renato Gaúcho e Leandro jogarem. Daqueles que sofreu com Negreiros, Maurinho e Cássio nas laterais, Júnior Baiano e Fernando na zaga. E daqueles que ainda sofre com Gabriel e Carlos Eduardo no meio campo.

Não preciso mais justificar, sou Flamengo mesmo, mas definitivamente, não sou trouxa. Não mesmo. Não sou idiota, não sou em resumo um besta cego capaz de pagar quinhentos paus ou até duzentos e cinqüenta para ver seu time jogar. Minha vida não é padrão FIFA. Sou brasileiro e realista. A luz vai vencer, o aluguel vai vencer e eu não posso pagar uma fortuna, mesmo que seja para ver o Flamengo também vencer. Repito: minha vida não é padrão FIFA. Meu padrão come, se veste, se diverte, paga, paga, paga e paga. Se elitizaram o futebol, eu fiquei de fora, até porque não sou elite, eu já disse, sou Flamengo, e se sou Flamengo logo não sou elite. Até Freud explica. Simples assim! Se a ideia é como muitos defendem, angariar fundos e conquistar sócios torcedores, esqueça Flamengo, perdeu um torcedor, desculpe um sócio. Torcedor eu deixarei de ser quando minha boca estiver cheia de terra. Quando estiver de partida para a terra do pé junto. Quando abotoar o paletó. Enfim, vamos combinar, sou Flamengo, mas só até morrer. Mas sócio, desses que pagam para Carlos Eduardo ou qualquer outro mesmo que seja craque de verdade, faturar quinhentos mil por mês, eu não sou e nem serei. Não sou trouxa, não sou besta, não sou cego. Já disse, repito: sou Flamengo, e isso é outra coisa, longe de poder aquisitivo, de renda, de dinheiro. Essa onda de futebol do século XXI, do tal sócio, do padrão FIFA é outra coisa. Ser Flamengo é diferente. Ser Flamengo é ir no estádio, pagando um valor digno, ouvir a torcida gritar: favelados, e abri um sorriso, com ou sem dente, cheio de orgulho. Ah! Isso é ser Flamengo

Portanto, o que me resta, como um simples torcedor, pobre, porém digno, é torcer para que o time volte a jogar mal e a diretoria faça promoções que leve os verdadeiros flamenguistas aos estádios. Aqueles que não apenas aplaudem, mas berram, que não apenas chorem, mas morrem pelo Mengão. Enfim, o que me resta é esperar que eles precisem de nós novamente, como muitas vezes precisaram. Aí sim, estarei lá, no meu padrão, padrão Mengão, de camisa, bandeira, terço e garganta afiada, gritando, esperneando, torcendo para o meu Flamengo, aquele Flamengo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que saudade do seu abraço

Se existia alguma dúvida, não há mais: nós, meros seres humanos, não fomos feitos para viver individualmente. O nosso disco da vida tem que tocar a faixa “coletividade”, se possível, no modo repetitivo, do inglês repeat. E olha que não precisamos nem de 90 dias para comprovar isso. Pouco menos e já aprendemos que nascemos, em especial nós brasileiros, para tocar, encostar, apertar, apalpar e abraçar. Abraçar! Isso, abraçar, em forma de c, com os braços e o coração aberto. Forte, instintivo, natural, genuíno, grande, seja qual for a modalidade do abraço, definitivamente não dá para viver sem. Esta é a comprovação que a humanidade aguardava. Também te bateu aquela saudade? Aquela da mesa de casa, do almoço, do escritório ou de bar mesmo, aquela procedida de um gole, um olhar e um efusivo abraço sobre a melodia do “gosto de você pra caralho”? Te bateu? Bateu aí? Aquele de manhã, com cheiro do amor de ontem, que sobra sussurro no ouvido? Aquele depois da escola, com cheiro de bagunç

O Cruzeiro caiu em 2013

Mais precisamente no dia 24 de novembro de 2013, quando a superintendência da Polícia Federal do Espírito Santo apreendeu, durante operação, 450 kg de cocaína em um helicóptero da Limeira Agropecuária, empresa do deputado estadual por Minas Gerais Gustavo Perrella (Solidariedade), filho do senador e na época ex-presidente do Cruzeiro Zezé Perrella (PDT-MG), este mesmo sujeito, que seis anos depois, foi “convocado” para evitar a queda do time celeste. Ou seja, a queda deste dia 8 de dezembro, que ficará marcada na história do Cruzeiro, começou fora do campo, quando a solução se deu por um sujeito envolvido em falcatruas e corrupção. Erro grave e que se “agravou” quando vieram à tona, através dos brilhantes repórteres Gabriela Moreira e Rodrigo Capelo, no programa Fantástico da TV Globo, uma matéria completa mostrando a situação financeira e as movimentações ilegais fora de campo. Naquele domingo à noite a repórter anunciou ao Brasil e ao mundo o que iria acontecer no

Ele vibra, ele é fibra

O ano é 2001. Em meio a mais uma turbulência e milhares de verbos e verbetes execrando o Flamengo, eis que surge: “Eles fingem que pagam e eu finjo que jogo", assinado Vampeta um ex-jogador de futebol se referindo a um dos clubes mais poderosos do futebol mundial. Humilhado!  Não há nenhuma confirmação, mas um ano depois, uma Bandeira é erguida na gávea, a Bandeira de um tal Eduardo, um economista, bancário, homem do dinheiro, ou acostumado a lidar com ele. Tudo o que o Flamengo precisava. Iluminado! E veio o choque, choque financeiro. Eliminações precoces, goleadas humilhantes, ameaças de rebaixamento e inúmeros resultados abaixo da expectativa que precisavam e foram digeridos com sobriedade. Nenhuma loucura, pés no chão, chão de terra em um espaço projetado por um “pofexor” flamenguista. Containers improvisados no início da construção de um Ninho. Quem não se lembra do carrinho de mão servindo de maca? E se por um lado os números, através da Bandeira, procuravam e