Pular para o conteúdo principal
Obrigado, Zico!


A primeira lembrança que tenho vem da tal cozinha de fora. É porque na casa da vovó tinham duas cozinhas. A cozinha que mais tenho recordação é essa, a de fora. Porta surrada, meio azul desbotado, fogão a lenha envernizado de vermelho e manchado de fogo, uma mesa com um plástico grosso, uma fruteira e frutas de mentira, um armário de verdade e velho e uma janela pequena que insistia em não abrir. E lá em cima, no canto, longe do alcance dos netos, que eram muitos, o rádio.  Um caixote enorme, como botões grandes e vozes grossas, ásperas e emocionantes. Tudo isso sob as telhas de amianto escuras por causa da fumaça.

Quando vovô ligava o tal rádio, do qual confesso que um dia tive medo, tinha abraço, tinha beijo, tinha riso, tinha choro, tinha vida. Foi ali, naqueles pequenos metros quadrados, que eu senti e descobri o significado de emoção.  E mesmo que a gente quisesse sair, e a gente não queria, não tinha como: Vovô não deixava. E mesmo que eu passasse por entre as pernas dele, e eu não queria passar, na porta havia dois “guarda-roupas” enormes que atendiam por “Tios”. Impossível passar, impossível sair da cozinha de fora depois que ligavam o rádio.

E quando Waldir Amaral gritava: É falta na entrada da grande área! Vovô, a quase 500 km do Maracanã, antecipava o locutor e dizia: Aí vem Zico! Quase que em eco Waldir Amaral narrava: Aí vem Zico! Neste momento o silêncio que já era ordem, se tornava lei. O único som presente era o das lenhas estalando no fogão. Na cozinha de fora, na de dentro, na horta, não se ouvia nada a não ser a voz do rádio. “Atenção, Zico se prepara para a cobrança. A barreira é formada a dois, três passos da linha da grande área. O galinho de Quintino ajeita a bola. Correu, atirou, bateu, é gol!” Meu cérebro insiste em não esquecer essa vinheta: Flamengooooooo! Volta o narrador: Zico, o galinho de Quintino, faz a alegria da torcida. E fazia mesmo! Era neste momento que a palavra família fazia sentido. Eu largava o jogo de botão que segurava na mão suada e ansiosa e abria os braços para receber o abraço do Vovô. Na cozinha de dentro, as tias gritavam. No terreiro, vovó erguia os braços aos céus e, lá dentro da cozinha de fora, era festa. Os tios se abraçavam, os netos bagunçavam e a minha mente capturava tudo à minha altura, ou seja, na altura da cintura, que era de onde eu via as mãos calejadas de vovó se encontrando em forma de aplausos. O fogo da lenha que estalava e soltava faíscas como se fora fogos de artifício, a mão da tia mais velha que abaixava o som do rádio e perguntava: Quem fez pai? E em coro, tios, netos, irmãos ecoavam: Zico! O som voltava ao volume máximo, os pulos continuavam, os vizinhos gritavam e a cozinha de fora parecia a geral do Maracanã. É festa, é gol de Zico, tem abraços, tem terço na janela, tem choro e gosto de emoção.

A vida, como os acréscimos do segundo tempo, passou rápido e hoje i-pads, i-phones e televisões super sofisticadas nos separam de um rádio velho e de um craque de quatro letras.

Mesmo assim, obrigado, Zico! Você foi mais que importante, não só pelos títulos, dribles e gols, mas por reunir minha família uma vez por semana por muitos anos, ali, naquele espaço simples e talvez desajeitado. Obrigado, Zico, pelo cheiro de lenha queimada que impregnava nas roupas, pelos apertos e tapas dos tios, pelo sorriso da vovó, pelo grito do vizinho, pela cozinha de fora e pelos abraços do Vovô que hoje só conquisto em meus sonhos.


Parabéns, galinho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que saudade do seu abraço

Se existia alguma dúvida, não há mais: nós, meros seres humanos, não fomos feitos para viver individualmente. O nosso disco da vida tem que tocar a faixa “coletividade”, se possível, no modo repetitivo, do inglês repeat. E olha que não precisamos nem de 90 dias para comprovar isso. Pouco menos e já aprendemos que nascemos, em especial nós brasileiros, para tocar, encostar, apertar, apalpar e abraçar. Abraçar! Isso, abraçar, em forma de c, com os braços e o coração aberto. Forte, instintivo, natural, genuíno, grande, seja qual for a modalidade do abraço, definitivamente não dá para viver sem. Esta é a comprovação que a humanidade aguardava. Também te bateu aquela saudade? Aquela da mesa de casa, do almoço, do escritório ou de bar mesmo, aquela procedida de um gole, um olhar e um efusivo abraço sobre a melodia do “gosto de você pra caralho”? Te bateu? Bateu aí? Aquele de manhã, com cheiro do amor de ontem, que sobra sussurro no ouvido? Aquele depois da escola, com cheiro de bagunç

O Cruzeiro caiu em 2013

Mais precisamente no dia 24 de novembro de 2013, quando a superintendência da Polícia Federal do Espírito Santo apreendeu, durante operação, 450 kg de cocaína em um helicóptero da Limeira Agropecuária, empresa do deputado estadual por Minas Gerais Gustavo Perrella (Solidariedade), filho do senador e na época ex-presidente do Cruzeiro Zezé Perrella (PDT-MG), este mesmo sujeito, que seis anos depois, foi “convocado” para evitar a queda do time celeste. Ou seja, a queda deste dia 8 de dezembro, que ficará marcada na história do Cruzeiro, começou fora do campo, quando a solução se deu por um sujeito envolvido em falcatruas e corrupção. Erro grave e que se “agravou” quando vieram à tona, através dos brilhantes repórteres Gabriela Moreira e Rodrigo Capelo, no programa Fantástico da TV Globo, uma matéria completa mostrando a situação financeira e as movimentações ilegais fora de campo. Naquele domingo à noite a repórter anunciou ao Brasil e ao mundo o que iria acontecer no

Ele vibra, ele é fibra

O ano é 2001. Em meio a mais uma turbulência e milhares de verbos e verbetes execrando o Flamengo, eis que surge: “Eles fingem que pagam e eu finjo que jogo", assinado Vampeta um ex-jogador de futebol se referindo a um dos clubes mais poderosos do futebol mundial. Humilhado!  Não há nenhuma confirmação, mas um ano depois, uma Bandeira é erguida na gávea, a Bandeira de um tal Eduardo, um economista, bancário, homem do dinheiro, ou acostumado a lidar com ele. Tudo o que o Flamengo precisava. Iluminado! E veio o choque, choque financeiro. Eliminações precoces, goleadas humilhantes, ameaças de rebaixamento e inúmeros resultados abaixo da expectativa que precisavam e foram digeridos com sobriedade. Nenhuma loucura, pés no chão, chão de terra em um espaço projetado por um “pofexor” flamenguista. Containers improvisados no início da construção de um Ninho. Quem não se lembra do carrinho de mão servindo de maca? E se por um lado os números, através da Bandeira, procuravam e